Bem vindo, hoje é quarta-feira, 23 de maio de 2018

O Aterro Sanitário da RECICLE é um a obra de engenharia destinada à disposição de resíduos, que atende a todas as normas técnicas e às exigências da legislação ambiental do país. A RECICLE tem em seu quadro uma grande quantidade de profissionais graduados e especializados e utiliza, para a execução dos serviços, inúmeros veículos, máquinas e equipamentos de última geração. Através da alta tecnologia aplicada, em cada fase do empreendimento, a RECICLE garante os excelentes resultados alcançados.

Após recolher os resíduos, nas diversas ruas da cidade, a equipe da RECICLE encaminha-os para o ATERRO SANITÁRIO. Então, os resíduos são pesados e catalogados, pela sua origem, e encaminhados para a triagem, onde são analisados e separados, de acordo com a sua composição. Os materiais que podem retornar para a cadeia produtiva, através da reciclagem, são encaminhados às diversas empresas de transformação, para a sua reutilização. Os rejeitos são enviados para a frente de trabalho, do Aterro Sanitário, onde são depositados e compactados, para só então serem aterrados.

AUTOCLAVAGEM

No Aterro da RECICLE, os resíduos infecto-contagiosos, oriundos de clinicas, hospitais e unidades de serviços de saúde, recebem um tratamento especial, sendo enviados para esterilização em autoclave, onde são expostos a alta temperatura, eliminando qualquer agente contaminante. Após a sua esterilização, os resíduos são transferidos para uma área específica do aterro sanitário, que recebe o nome de valas sépticas, onde ficarão confinados definitivamente.

COLETA, TRATAMENTO E DESTINAÇÃO FINAL

A coleta é realizada em dias alternados, em todas as ruas oficiais do município, por equipes de funcionários da RECICLE, devidademente treinadas, cada qual composta por dois coletores e um motorista.

Os resíduos devem ser acondicionados em sacos plásticos com capacidade máxima de 50 litros e depositados pelos usuários na via pública, em cestos elevados, evitando o contato com vetores transmissores de doenças.

Para a realização da coleta dos resíduos, a RECICLE, sempre preocupada com a promoção da saúde pública, presta serviços de alta qualidade, utilizando veículos equipados com coletores compactadores modermos e de alto desempenho.

TRATAMENTO

A partir do processo de decomposição dos resíduos orgânicos, depositados no Aterro Sanitário, ocorre a geração do gás metano, que é captado e eliminado através da sua queima, na superfície do aterro e a geração do liquido lixiviado, que é drenado e direcionado para as lagoas de estabilização e aeração, onde são aplicadas técnicas para o tratamento biológico e anaeróbio. O lodo (resíduo resultante deste processo) é transferido para leitos secantes e o líquido estraido retorna para as lagoas de tratamento. Após esta fase, o liquido resultante, ainda com coloração escura, passa pelo processo de descontaminação e clarificação, através de agentes químicos, que dão a ele uma aparência cristalina. Só então este líquido pode ser lançado em um córrego, dentro dos critérios exigidos e fiscalizados pelos orgãos ambientais responsáveis.